PROGRAMA

Grão-mestre Yang Jun (杨军):    

      Grão-mestre Yang Jun (杨军) é um descendente da 6ª geração da família Yang de Tai Chi Chuan. Nascido em Taiyuan, China, ele cresceu com seus avós e viu seu avô, Mestre Yang Zhenduo, treinar estudantes. Ele começou a treinar com seu avô aos cinco anos de idade. Mais tarde, ele começou a ajudar seu avô em seminários na China. Depois de se formar na Universidade de Shanxi em 1989 com um diploma em educação física, ele começou a viajar com seu avô para ajudar a ensinar internacionalmente.

     

       

                                                 

       Esta disseminação do Tai Chi Chuan da Família Yang internacionalmente tem sido uma de suas melhores realizações. Ele também contribuiu para aumentar a visibilidade do Tai Thi Chuan no Ocidente liderando a organização dos Simpósios Internacionais de Tai Chi Chuan de 2009 e 2014 em Nashville, Tennessee e Louisville, Kentucky (EUA). Esses eventos trouxeram grandes mestres das escolas tradicionais de Tai Chi Chuan da China para os EUA para ensinar seminários e trocar idéias com cientistas que conduziam pesquisas relacionadas ao Tai Chi Chuan. No simpósio de 2009, Mestre Yang Zhenduo oficialmente nomeou Mestre Yang Jun como herdeiro da linhagem direta na quinta geração da família Yang de Tai Chi Chuan.

       Atualmente diretor do Centro de Tai Chi da Família Seattle / Redmond Yang em Redmond, Washington, o Mestre Yang Jun viaja nacional e internacionalmente para ensinar. Desde 2016, ele viajou com mais frequência para a China para desenvolver o Tai Chi Chuan da família Yang naquele país. Seu maior desejo é unir os praticantes na China e no Ocidente em uma grande família onde, apesar das fronteiras nacionais e das diferenças entre culturas, todos estão unidos por meio de seu amor pelo Tai Chi Chuan.

Em 1998, a Associação Internacional de Tai Chi Chuan da Família Yang foi criada pelo Mestre Yang Jun e pelo Mestre Yang Zhenduo com a missão de reunir os praticantes da Família Yang do Tai Chi Chuan e promover um sistema para compartilhar o padrão de prática do Tai Chi Chuan da Família Yang, em todo o mundo para ajudar a humanidade. Mestre Yang Jun deixou a China em 1999 e mudou-se para Seattle, EUA, para começar a desenvolver a associação internacionalmente. Ele se tornou o primeiro membro da família Yang a divulgar a arte de sua família no Ocidente. Apesar de muitos desafios significativos de se mudar para um novo país e cultura, incluindo uma barreira linguística, ele conseguiu aumentar a associação para incluir atualmente mais de 46 Centros de Tai Chi da Família Yang e mais de 37 Escolas de Tai Chi da Família Yang em cinco continentes com professores em 24 países. 

*Grão-mestre Yang Jun realizando a postura Xia Shi (下势)

Seminário teórico e prático da Forma Longa 103

    Fala sobre os diferentes níveis de Estudo/ Aprendizado e transmite a Forma Longa de 103 movimentos desde o princípio ao fim da sequência, corrigindo os estudantes e respondendo perguntas. Fala também sobre Medicina Tradicional Chinesa, o Pensamento e Cultura chinesa e compartilha suas compreensões e experiências pessoais da arte. Uma oportunidade imperdível!! 

      Pela 3ª vez na cidade do Rio de Janeiro, em 2019 Grão-mestre Yang Jun dará um seminário teórico e prático da Forma Longa de 103 movimentos, a raiz do Tai Chi Chuan da Família Yang. Dando continuidade ao trabalho de refinamento, compreensão e transmissão desta arte, como seus ancestrais, o Mestre discorre sobre a Filosofia do Tai Chi Chuan, o método de prática tradicional da Família Yang, seus Princípios e os textos Clássicos deixados pelos ancestrais. O Mestre explica passo-a-passo como Conhecer o Corpo e Aplicar o Tai Chi na saúde e na vida.

Formato do evento

É recomendado que em cada dia de seminário os participantes cheguem com antecedência para realizarem um aquecimento pessoal, e principalmente por respeito ao mestre, todos devem estar perfilados antes do início para recepcionar sua chegada e iniciar ao seminário.

*Exclusivamente no primeiro dia de evento é fundamental que você chegue com cerca de 1 hora de antecedência para fazer o check-in no evento!

É da etiqueta das artes marciais chinesas iniciarmos o seminário (manhã e tarde) com a saudação:

- o Mestre diz: Tóng xuémen hǎo (同学们好), que significa: Olá, colegas de estudo!

- os Estudantes dizem: Yáng lǎoshī hǎo (杨老师好), que significa: Olá, professor Yang!

E ao se despedir, no fim da aula (manhã e tarde):

- o Mestre diz: Tóng xuémen zài jiàn (同学们再见), que significa: Até a próxima, colegas de estudo!

- os estudantes dizem: Yáng lǎoshī zài jiàn (杨老师再见), que significa: Até a próxima, professor Yang!

Dado início ao seminário o Mestre irá conduzir a aula alternando entre prática, teoria e perguntas/ respostas. Por isso, aconselhamos você a levar um material de anotações. O Mestre fala inglês fluentemente e dará a aula nesta língua, exceto expressões que ele citar em chinês. Haverá um tradutor (em português) da equipe de organização para intermediar a transmissão do conteúdo,  perguntas e respostas. O evento seguirá da seguinte forma:

15 de Novembro

(sexta-feira)

Manhã

9:00 - 12:00

Tarde

15:00 - 17:00

16 de Novembro

(sábado)

Manhã

9:00 - 12:00

 

Tarde

15:00 - 17:00

17 de Novembro

(domingo)

Manhã

9:00 - 12:00

Tarde

15:00 - 17:00

Advertências:

- É expressamente proibido tirar fotos, filmar ou gravar áudios do evento durante a aula do Mestre.

- Não é educado sair durante a aula ou manter conversas paralelas durante a explicação do Mestre. Pedimos para que leve isso em consideração se precisar se retirar e avalie.

- Devemos esperar o Mestre se retirar do recinto antes de sairmos.

- Ao se dirigir ao Mestre busque demonstrar respeito.

- Busque alguém da organização se precisar de algo. Estaremos dispostos a atendê-los!

Seja bem-vindo!

Faremos o possível para que você desfrute desse belo evento.